Escassez de Miçangas
Muitas peças que você encontra aqui na Maniò, são feitas pelas artesãs indigenas utilizando miçangas de vidro.
Antes mesmo de fundar a Maniò, Anselmo Dutra, o idealizador da loja, já fazia o trabalho de facilitador na aquisição de miçangas, e ainda hoje continua fazendo. Conseguindo adquirir diretamente do fornecedor autorizado e enviando as comunidades.
Esse trabalho faz com que os povos indígenas não precisem comprar os insumos de terceiros pagando até 80% mais caro do que pagam com a ajuda de Anselmo.
Atualmente ele continua com esse trabalho, importando os produtos e enviando para as comunidades que produzem as lindas peças que você vê aqui em nossa loja.
O grande problema é que as miçangas são importadas da República Tcheca e devido a guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, o país foi afetado com a falta de gás, elemento essencial na fabricação das miçangas.
Por essa razão, está havendo uma escassez das miçangas e dificuldade de encontrar até variedades de cores delas. Com isso, houve um aumento no valor das miçangas de quase 100%.
Esse valor acaba impactando no custo da fabricação, e para que os indígenas e todos envolvidos no processo não fiquem com o prejuízo, foi preciso aumentar o valor das peças.
Esperamos que essa situação se resolva o mais rápido possivel, para continuarmos divulgando ainda mais as culturas originárias sul-americanas. E buscando, por meio da arte e artesanato, reconectar nossa sociedade às suas raízes culturais, promovendo integração e enriquecimento da cultura.